Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Kodak solicita retorno dos exames de Endoscopia em Tremembé

Kodak solicita retorno dos exames de Endoscopia em Tremembé

por Assessor publicado 23/08/2021 10h46, última modificação 23/08/2021 10h46
O vereador Paulinho Kodak solicitará nesta segunda-feira (23) que a Secretaria Municipal de Saúde volte a oferecer a população exames de endoscopia, como eram realizados no Centro de Diagnose, antes da pandemia. De acordo com o vereador, existe uma demanda grande de pacientes que necessitam com urgência destes procedimentos.

Outro item dessa solicitação, é para uma possível introdução dos exames de colonoscopia para a população de Tremembé.
Esses dois exames são muito complexos de serem realizados, e quando os pacientes precisam ir para outras cidades, essas dificuldades se ampliam significativamente.
A colonoscopia é um exame que permite analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado. O exame ajuda a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão. Hoje, é tido como um dos principais métodos de rastreamento do câncer colorretal.
Já a endoscopia é, na maioria das vezes, associada às pessoas com problemas no estômago. Mas, o que pouco se sabe é que ela também serve para detectar doenças não só no estômago, como em toda a parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, estômago e parte do duodeno, além de bastante eficaz na prevenção de câncer na região estomacal, podendo, inclusive, ser feitos pequenos procedimentos cirúrgicos durante o processo.
“Antes da pandemia, o exame de endoscopia era feito em nossa cidade, e é isso que queremos novamente. Necessitamos do retorno desse exame para agilizar o diagnóstico dos pacientes.’’ – finalizou Kodak.